O Conselho Regional de Psicologia — 12ª Região em Santa Catarina (CRP-12) é uma autarquia federal pertencente ao Sistema Conselhos, composto pelo Conselho Federal de Psicologia e outros 24 Conselhos Regionais, que abrangem diversos estados e regiões do país.
Suas principais responsabilidades incluem a orientação, a disciplina e a fiscalização das atividades profissionais de psicólogas em nosso estado, assegurando a estrita adesão aos princípios éticos e disciplinares da profissão.
Qual a função do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina?
O que não é atribuição do CRP-12?
É necessário explicar que o CRP-12 não possui o papel de entidade corporativa de defesa profissional ou de promoção da formação profissional. Essas atribuições são desempenhadas por sindicatos e instituições de ensino, respectivamente.
Mas, o CRP-12 atua como um guardião dos interesses da sociedade, garantindo o cumprimento das normas profissionais e promovendo a ética, na prática da Psicologia. A transparência e a excelência no desempenho profissional são cruciais para a profissão ter o reconhecimento que merece da sociedade.
Compromisso com a Ética Profissional:
O CRP-12 atua e defende a Ética profissional e busca constantemente aprimorar suas atividades em defesa da melhoria da saúde integral e qualidade de vida das pessoas. Isso é feito por meio da realização de ações, eventos, debates e reflexões que incentivam e mobilizam a sociedade no fortalecimento das políticas que atendam às necessidades da população.