Denúncia qualificada

O que faz o Conselho quando alguém faz uma denúncia qualificada?

 

As denúncias contra a(o) profissional de Psicologia podem ser direcionadas para a Comissão de Orientação e Fiscalização (COF) ou para a Comissão de Ética (COE).

Quando alguém abre um processo disciplinar devido a uma denúncia, o CRP-12 precisa investigar e, caso seja identificado alguma infração ética no exercício profissional, ocorrerá a aplicação de uma penalidade.

 

O que faz a Comissão de Orientação e Ética (COE)?

 

A Comissão de Ética é formada por uma equipe que analisa os processos éticos. Suas ações estão direcionadas a promover a reflexão e responsabilização da(o) profissional diante de condutas que ferem o Código de Ética Profissional da(o) Psicóloga(o), garantindo o exercício da profissão com qualidade ética e técnica. Ela atua para articular e instruir os processos éticos até a sua finalização e acompanha o Plenário (conselheiros eleitos pela categoria a cada três anos) que irão julgar a(o) psicóloga(o), identificando se ocorreu ou não a infração ética.

 

Quando a denúncia deve ser encaminhada para a Comissão de Orientação e Ética?

 

  • Quando você entender que a prática irregular da profissão causou impactos negativos e/ou danos diretos a você;
  • Quando a atitude da(o) profissional de Psicologia trouxe ou pode trazer prejuízos a terceiros e a profissão;
  • Quando a materialidade (prova) dos fatos é apenas o seu relato.

 

O que ocorre ao fazer uma denúncia a COE?

 

  • Quem denuncia precisa se identificar e permanece ativa(o) no processo, figurando enquanto parte denunciante;
  • Se você realizou uma denúncia poderá ser solicitada(o) a se manifestar durante o trâmite processual;
  • É possível que você e a(o) psicóloga(o) encontrem uma solução para o conflito pela via da mediação, se ambas(os) tiverem interesse;

 

O que é a Mediação?

 

A Mediação é uma forma de resolução de conflito que permite a reparação do dano causado e a responsabilização de quem o causou. Saiba tudo sobre mediação neste link.

 

Como fazer uma denúncia a Comissão de Orientação e Ética (COE)?

 

  1. Preencha Formulário de Denúncia;
  2. O formulário deve ser entregue assinado, em formato .PDF para o e-mail: processoetico@crpsc.org.br
  3. Caso existam provas sobre a denúncia, elas devem ser anexadas ao formulário preenchido.

 

O que serve como prova em uma denúncia?

 

  • Documentos em .PDF;
  • Prints, imagens e fotos em .JPG, .JPEG ou .PNG;
  • Áudios em formatos MP3;
  • Vídeos em formato MP4;

 

Atenção: os arquivos enviados em formato diferente das orientações acima não serão recebidos!

 

Depois que registrar a denúncia, o que acontece?

 

O processo tramitará virtualmente. Por isso é importante o denunciante manter guardados os documentos originais (caso haja esse tipo de materialidade).

Os documentos digitalizados possuem o mesmo poder de prova que os originais, conforme os termos do Art. 425, inc. IV do CPC/2015 — Lei n.º 13.105 de 16 de março de 2015, subseção I — Da Força Probante dos Documentos. Art. 425: Fazem a mesma prova que os originais: […] IV — as cópias reprográficas de peças do próprio processo judicial, declaradas autênticas pelo advogado, sob sua responsabilidade pessoal, se não lhes for impugnada a autenticidade.

 

 Veja o passo a passo de uma Denúncia Qualificada:

 

  1. A denúncia é recebida por e-mail;
  2. Ela é encaminhada à Diretoria para avaliação do caso;
  3. Depois, é enviada para a Comissão de Orientação e Ética, responsável por tramitar o processo;
  4. A COE aplica os trâmites definidos pela Resolução CFP n. 011/2019, que instituiu o Código de Processamento Disciplinar;
  5. Nesta etapa existe a participação ativa das partes (denunciante e denunciado);
  6. Depois o Plenário decide pelo arquivamento ou pela instauração do Processo Ético;
  7. Em caso de instauração, o Plenário julga o Processo Ético;
  8. A(o) psicóloga(o) pode ser absolvida(o) ou penalizada (o);
  9. Qualquer das partes, seja a denunciada ou a denunciante, ainda pode recorrer  ao Conselho Federal de Psicologia (CFP).

 

 

Ficou com dúvida, envie um e-mail para a COE: processoetico@crpsc.org.br

Ou agende um horário presencial com a equipe técnica por meio do link: https://atendimentotecnicocrp12.cucco.com.br/

 O atendimento da equipe técnica é realizado de segunda a quinta, das 11h às 17h. Nas sextas, a equipe se dedica a estudos de caso e reuniões internas.

 

 

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