Nota de Pesar Dra. Emiliana Maria Simas Cardoso da Silva
Nota de Pesar
O Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina – 12ª Região lamenta o falecimento da Dra. Emiliana Maria Simas Cardoso da Silva, conselheira do CRP – 7ª Região, entre 1977 a 1983, foi pioneira da Psicologia em Santa Catarina e uma das pessoas que mais contribuíram para a consolidação da profissão no estado.
Formada em Filosofia e Direito, foi convidada a dar aulas de Psicologia no Colégio Coração de Jesus, em Florianópolis, e acabou apaixonada pela profissão. Decidiu investir na carreira, se aprofundou nos estudos e conseguiu o registro de Psicóloga em uma época em que não havia regulamentação no país.
Em 1977, juntamente com outros professores da recém-criada Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), trabalhou intensamente para a criação do Departamento de Psicologia, onde atuou até 1996. Também foi uma das pessoas que ajudaram a criar a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc).
Emiliana participou dos trabalhos da Comissão Especial do Conselho Federal de Psicologia, cujo objetivo era definir os termos da lei que regulamentava o exercício da atividade no País.
Após décadas de dedicação de estudo e trabalho dedicado à profissão, em 2012, recebeu o título de Doutor Honoris Causa, concedido pela Faculdade de Ciências Sociais de Florianópolis, do Cesusc.