CRP-12 convida a categoria para o Seminário Psicologia e Políticas Públicas: articulações para garantia de práticas antimanicomiais
O XI Plenário do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina -12ª Região (CRP-12) convida a categoria para o Seminário Psicologia e Políticas Públicas: articulações para garantia de práticas antimanicomiais. O evento será gratuito e realizado no dia 26 de agosto, das 9 às 18h, no Auditório da Guarda Municipal de Florianópolis. A programação e as inscrições serão lançadas em breve, pela plataforma Sympla.
O Seminário está aliado ao movimento da luta antimanicomial e foi organizado em alusão ao Dia da Psicóloga. O objetivo é aproximar profissionais da Psicologia, estudantes, trabalhadoras que atuam com Políticas Públicas, associações e entidades representativas, pesquisadores, sujeitos de direitos e familiares, além de interessados nas práticas de promoção da saúde mental dentro do contexto das Políticas Públicas.
Percurso histórico
De acordo com o Plenário, a Psicologia enquanto ciência e profissão que direciona sua pesquisa e prática para as subjetividades, deve estar atenta também ao percurso histórico que por muito tempo reforçou, e por vezes ainda reforça, a segregação dos grupos que sofrem em decorrência de questões envolvendo a saúde mental.
É preciso conhecer e entender, para não repetir e nem ser conivente com situações que promovem violências, exclusões e negligências. Para tanto, é necessário ainda aliar-se a outros saberes, avançando no sentido das práticas multiprofissionais, sendo essa uma das principais características apresentadas no campo das políticas públicas para o atendimento e a garantia de direitos da população.
Assim, o CRP-12 reforça assim seu compromisso em orientar e qualificar a prática profissional da Psicologia para a promoção de uma atuação em rede, que seja sobretudo comprometida com a garantia dos direitos humanos.
Venha participar desta conversa!
Fique de olho nas redes sociais do CRP-12 sobre as inscrições, a programação e as atualizações do evento.