CRP-12 participa da Plenária Negra, em Brasília

CRP-12 participa da Plenária Negra, em Brasília

CRP-12 participa da Plenária Negra, em Brasília

Nos dias 28 e 29 de julho, o Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-12), representado pela conselheira e presidente da  Comissão de Psicologia e Relações Raciais – CPRR, Renata Cristiane Araujo de Lima Pierre Louis e pelo conselheiro Junior César Goulart, na Plenária Negra: “Aquilombamento da Psicologia: corpos-territórios de afeto, política, resistência e ancestralidade”, organizada pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). O evento foi realizado em Brasília e reuniu representantes do Sistema Conselhos de Psicologia de todo o país – composto pelo CFP e os 24 Conselhos Regionais. A transmissão do 1º dia da Plenária pode ser assistida no Canal do YouTube do Conselho Federal.

A iniciativa reforça o compromisso da autarquia com a Psicologia Brasileira Antirracista na promoção de ações afirmativas inclusivas e reparatórias. “É uma ocasião de posicionamento do CRP-12 em relação às questões raciais, de enfrentamento ao racismo e em defesa de uma Psicologia Antirracista de fato. Temos que cada vez mais nos reunir para reconhecer as desigualdades e acolher as diversidades que compõem a nossa sociedade”, argumenta Renata.

O evento contou com a participação de Pedro Paulo Bicalho e Ivani Francisco de Oliveira,  presidente e vice-presidenta do CFP, das especialistas Ana Flauzina (doutora em Direito e professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia) e Carla Akotirene (doutora em Estudos Interdisciplinares de Gênero, Mulheres e Feminismo pela Universidade Federal da Bahia), (além de integrantes de entidades representativas da Psicologia e especialistas de diversas áreas.

Na avaliação do conselheiro Júnior, foi um momento rico e importante. “O encontro possibilitou a troca de experiência com os demais  psicólogas e psicólogos, do Sistema Conselhos e que reforça o compromisso da Psicologia no enfrentamento e defesa das questões raciais, no combate racismo”, destaca.

Além da Plenária, houve a confeccção de uma carta que em breve será encaminhada à gestão do CFP, com sugestões de ações para o Conselho articular e aprofundar seu papel institucional na luta antirracista.

Prêmio Virgínia Bicudo

O evento também foi palco para o lançamento da segunda edição do Prêmio Profissional Virgínia Bicudo: práticas para uma Psicologia antirracista.    Instituída em 2021 como parte das ações da campanha “Racismo é coisa da minha cabeça ou da sua?”, a iniciativa tem como objetivo identificar, valorizar e divulgar estudos e ações de psicólogas(os) e coletivos que envolvam a Psicologia e as relações étnico-raciais fundamentadas nos direitos humanos e que tenham impacto na saúde mental, na redução das desigualdades sociais e no posicionamento antirracista.

(com informações do CFP)

Fotos: Thiago Zion/CFP

Compartilhe!
wpChatIcon
Pular para o conteúdo