CRP-12 presente no Seminário sobre a Avaliação Biopsicossocial Unificada da Deficiência
Nos dias 1 e 2 de junho, a conselheira Paula Helena Lopes representou o Conselho Regional de Psicologia – 12ª Região (CRP-12) em Brasília, no Seminário de lançamento do Grupo de Trabalho sobre a Avaliação Biopsicossocial Unificada da Deficiência.
O evento segue até hoje, 2 de junho e reúne diversas entidades de movimentos de pessoas com deficiência e órgãos e secretarias do governo envolvidas nesta temática. Estavam presente representantes de conselhos de classe que atuam no campo das políticas públicas, gestores(as) e/ou trabalhadores(as) que atuam na formulação e operacionalização das políticas públicas para pessoas com deficiência em âmbito federal, pesquisadores(as) e instituições de pesquisa e produção de conhecimento no campo das políticas públicas, conselheiros(as) de direitos e de políticas setoriais, representantes de movimentos sociais e ativistas de defesa dos direitos das pessoas com deficiência.
No primeiro dia, a abertura e boas-vindas aos presentes contou com a presença dos Ministros de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania, Sílvio de Almeida e representantes do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, do Ministério da Saúde, do Ministério da Previdência Social, do Ministério da Fazenda, do Ministério da Gestão e do Ministério da Inovação em Serviços Públicos, do Ministério da Casa Civil e do Ministério do Planejamento e Orçamento.
Na programação, palestras sobre deficiência, desigualdade e direitos humanos, o papel da avaliação biopsicossocial, a avaliação biopsicossocial no mundo e no Brasil e os desafios a uma avaliação unificada da deficiência e outros assuntos.
Hoje está prevista a 1ª Reunião Ordinária do GT da sobre a Avaliação Biopsicossocial Unificada da Deficiência. “Este é um momento único e histórico de integração de diversos agentes em defesa dos direitos das pessoas com deficiência”, destaca Paula.