CRP-12 lança Envolver: dialogando e construindo elos

CRP-12 lança Envolver: dialogando e construindo elos

Neste último sábado, dia 15 de junho, o XI Plenário do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina, por meio do Grupo de Trabalho (GT) de Política de Participação e  Colaboração, realizou a reunião de lançamento do projeto Envolver: dialogando e construindo elos.

 

O Envolver estimula a aproximação, a participação e a colaboração de toda a categoria profissional nos debates e compartilhamentos políticos e técnicos sobre o exercício profissional, além de abrir diálogos acerca das demandas de diferentes áreas de atuação da Psicologia para subsidiar possibilidades de ações e enfrentamentos nos diversos territórios do Estado de Santa Catarina.

 

Esta foi o primeiro encontro de mobilização, que reuniu as articuladoras regionais do Envolver. Ao todo, treze profissionais vieram de várias partes do estado para se aprofundar sobre o projeto, receber as orientações do CRP-12, buscar os materiais de divulgação e dar início as articulações regionais de promoção dos eventos em todas as regiões.

 

A conselheira-presidente do CRP-12, Yara Maria Moreira de Faria Hornke (CRP-12/08685), participou do evento e destacou a importância da criação de espaços de reflexão da profissão.

“A Psicologia atua para tentar mudar as situações de dificuldade social e política. Este momento que estamos promovendo hoje é muito importante que a gente conheça os desafios presentes na conjuntura politica, social, econômica e ambiental e qual é o papel da Psicologia neste contexto.

 

Na avaliação do coordenador do Envolver, o conselheiro Ematuir Teles de Sousa (CRP-12/12502), foi um encontro muito potente e proveitoso. “Percebemos o entusiasmo das psicólogas em ajudar a construir um projeto de mobilização ético e político que faça sentido para Santa Catarina. O convite está aberto para que mais profissionais venham participar deste movimento”, argumentou.

 

Mobilização

 

Segundo o psicólogo David Tiago Cardoso (CRP-12/06516), um dos articuladores participante da reunião, este tipo de mobilização é fundamental para a construção de uma Psicologia mais democrática. “Estar aqui neste espaço é pensar coletivo”, alegou.

 

Já a psicologa Isadora Maria de Moraes Vieira (CRP-12/20200), que veio diretamente de Blumenau para o evento das articuladoras, acredita que a participação das psicólogas no envolver é uma forma de fortalecer a categoria profissional. “Quero fazer um convite a todas participarem e a ficar atentas à divulgação dos próximos eventos que acontecerão em várias cidades catarinenses.

 

Como participar?

 

As profissionais podem participar de duas formas do Envolver:

 

Psicóloga participante

 

Toda psicóloga inscrita no CRP-12, e com desejo de participar dos grupos de participação política. A atribuição da psicóloga participante, para além de participação, é a de problematização das ações do CRP-12, fazendo sugestões e socializando as discussões realizadas junto aos seus pares.

 

Psicóloga articuladora 

 

Para ser uma articuladora do CRP-12, a psicóloga precisa estar inscrita, ter representatividade na região, estar ligada à gestão do CRP-12, podendo ser conselheira ou não, com idoneidade ética e profissional.  Esta psicóloga, participará de qualificação, a fim de executar o projeto de articulação. A atribuição da psicóloga articuladora é a de mobilizar, organizar e coordenar grupos de psicólogas em seu polo e servir de elo entre o CRP e sua região. 

 

Saiba mais detalhes do Envolver em: https://site.crpsc.org.br/envolver/

 

Compartilhe!
wpChatIcon
Pular para o conteúdo