Encontro Regional COEs e COFs da Região Sul é realizado em Florianópolis

Encontro Regional COEs e COFs da Região Sul é realizado em Florianópolis

Florianópolis foi sede do Encontro Regional Comissões de Ética (COEs) e Comissões de Orientação e Fiscalização (COFs) da Região Sul do Sistema Conselhos de Psicologia nos dias 29 e 30 de agosto. O evento foi organizado pela Secretaria de Orientação e Ética (SOE) do Conselho Federal de Psicologia (CFP) e reuniu conselheiras, colaboradoras, trabalhadoras e psicólogas assistentes-técnicas das COEs e COFs de Santa Catarina (CRP-12), Paraná (CRP-08) e Rio Grande do Sul (CRP-07) e do CFP. 

 

A iniciativa teve como objetivo compartilhar conhecimentos e experiência entre as regionais e o CFP e discutir os avanços e desafios das legislações existentes sobre a prática profissional e auxiliar a atuação de psicólogas, em todas as áreas da profissão. Ao longo de dois dias, as participantes partilharam vivências e dialogaram com o CFP sobre temas pertinentes do cotidiano vivido pelas equipes. 

 

De acordo com a coordenadora técnica do CRP-12, Sara Evaristo de Melo (CRP-12/16485), participar deste modelo de encontro dos regionais de COEs e COFs Sul junto ao CFP foi essencial para o debate de temas importantes referentes à orientação, fiscalização e processamento disciplinar. “O fato de conseguirmos reunir representações de cada Regional do Sul, alinhados ao próprio Federal, possibilitou uma troca de experiências bastante significativa, o que por sua vez vai potencializar a qualidade de trabalho prestado à categoria e a sociedade”, destacou.

 

Na avaliação da psicóloga assistente-técnica da Comissão de Orientação e Ética, Flávia Elisa Haut (CRP-12/02141), os encontros regionais de COEs e COFs, com a participação do CFP, são de grande importância para o alinhamento dos entendimentos relativos à tramitação dos processos éticos, ordinários e funcionais. “É interessante observar as particularidades de cada Regional e aprofundar os temas, gerando trocas de grande valia para o aprimoramento do trabalho visando a garantia da correta execução dos trâmites processuais e a celeridade dos procedimentos”, argumentou.

 

Sobre as Comissões

 

As COFs e as COEs são comissões permanentes responsáveis respectivamente por orientar e fiscalizar, instaurar processos e apurar faltas éticas. A atuação das comissões vai ao encontro das atribuições do CFP, previstas na Lei n.º 5766/71, de orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão.

 

Compartilhe!
wpChatIcon
Pular para o conteúdo