CRP-12 e COMBI/SC realizam encontros sobre cuidado em saúde mental para a população bissexual

CRP-12 e COMBI/SC realizam encontros sobre cuidado em saúde mental para a população bissexual

DIA DA VISIBILIDADE BISSEXUAL

 

Neste 23 de setembro, Dia da Visibilidade Bissexual, o Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina — 12ª Região anuncia orgulhosamente o projeto itinerante “Cuidado em saúde mental para a população bissexual e não monosexual: conhecer para melhor acolher”, realizado em parceria com a Coletiva de Mulheres Bissexuais de Santa Catarina (Combi/SC), com o objetivo de refletir sobre o cuidado oferecido à população bissexual catarinense.

 

O projeto consiste num ciclo de atividades presenciais na sede e subsedes do CRP-12 tendo como base a Resolução do Conselho Federal de Psicologia 008/2022, que estabelece normas para o exercício profissional da psicologia em relação às orientações sexuais nas quais a atração afetivo-sexual está direcionada a mais de uma identidade de gênero.

 

Confira o cronograma:

 

25/10 — Joinville

08/11 — Criciúma

29/11 — Chapecó

06/12 — Florianópolis

 

Resolução CFP 01/1999

 

A Psicologia brasileira celebra em 2024 os 25 anos em vigor da Resolução CFP 01/1999, quando formalizou a compreensão de que a sexualidade é constituinte da identidade de cada sujeito e, por isso, as homossexualidades não constituem doença, distúrbio ou perversão. Embora a Resolução 001/1999 tenha sido e siga sendo de fundamental importância, ao tratar e nomear exclusivamente a homossexualidade, ela não dialoga propriamente com as especificidades da bissexualidade e demais orientações não monossexuais.

 

Por tal razão, provocado pelos movimentos sociais construídos por pessoas bissexuais, em articulação iniciada pelo Coletivo BIL em parceria com a COMBI/SC, Coletivo Bi-Sides, Coletivo Amora, BissexuaisBR, Frente Bi do Piauí e Grupo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais Maria Quitéria, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) renovou esse compromisso e o ampliou em 2022, com a publicação da Resolução 08/2022.

 

Por isso a relevância de se divulgar amplamente a Resolução CFP 008/2022 e debater com a categoria as especificidades das sexualidades não monossexuais e as implicações para a saúde mental dessa população que historicamente apresenta alarmantes índices de saúde mental. A Resolução CFP 008/2022 foi um importante passo no reconhecimento e enfrentamento da difusão de ideias preconceituosas sobre a bissexualidade e a realização deste projeto itinerante é um importante passo nos esforços de visibilizar essa população e da necessidade de as conhecer para melhor acolher.

 

Compartilhe!
wpChatIcon
Pular para o conteúdo