CRP-12 lança cartilha sobre linguagem não excludente
O Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina – 12º Região (CRP-12) lança a cartilha Linguagem não excludente: uma reflexão necessária para a Psicologia, um material que busca contribuir com uma prática profissional mais ética, crítica e comprometida com os direitos humanos e com a justiça social.
A proposta da cartilha surgiu a partir de debates sobre como a linguagem impacta diretamente as formas de subjetivação, os vínculos sociais e a produção de desigualdades. Considerando que a Psicologia deve acompanhar e intervir criticamente nas transformações sociais, a publicação propõe reflexões sobre como a linguagem, longe de ser neutra, pode tanto reproduzir exclusões quanto contribuir para processos de inclusão e respeito à diversidade.
Ao longo do material, são abordadas temáticas como linguagem e subjetividade, relações de poder, experiências de exclusão e diferentes formas de expressão que dialogam com uma linguagem mais inclusiva — como a linguagem gendrada, neutra, antirracista, anticapacitista e neolinguagem.
Além das reflexões teóricas, a cartilha também traz orientações práticas e sugestões de leitura para profissionais que desejam aprofundar sua atuação com base em uma comunicação ética e transformadora.
Acesse a cartilha completa aqui