Celebração e Ação: Dia do Orgulho LGBTQIAPNB+
Celebração e Ação: Dia do Orgulho LGBTQIAPNB+
Hoje, dia 28 de junho, celebramos o Dia do Orgulho LGBTQIAPNB+. Relembramos as conquistas alcançadas pela comunidade ao longo dos anos que lutaram (e morreram!) para que a liberdade de existir ganhasse cada vez mais espaço na sociedade.
Assista nosso vídeo no Instagram: https://www.instagram.com/p/CuCWBXtslcB/
Conquistamos avanços significativos em diversas áreas, como o casamento igualitário, a adoção por casais do mesmo sexo e a proteção contra a discriminação em muitos países. Essas vitórias representam um progresso inegável em direção a uma sociedade mais inclusiva e justa.
Mas é essencial reconhecer que ainda há muito trabalho a ser feito para garantir a igualdade e o respeito pleno a todas as pessoas. A violência e o preconceito contra a comunidade continua sendo uma triste realidade. O Brasil é o país que ao mesmo tempo sedia a maior Parada do Orgulho Gay do Mundo, é a nação que mais mata travestis e transexuais, segundo dados da Associação de Travestis e Transexuais (@antra.oficialal).
Os dados são alarmantes: Em 2022, foram pelo menos 151 pessoas trans mortas, 131 assassinatos e 20 pessoas trans suicidadas. Outro levantamento, o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, de 2021 coloca Santa Catarina como o quarto estado brasileiro com mais registros de violência contra a população LGBTQIAPNB+.
Além disso, ainda existem lacunas significativas na legislação e nas políticas que deveriam proteger e promover os direitos das pessoas e muitos países ainda não reconhecem a identidade de gênero de forma adequada, dificultando o acesso a serviços básicos, como cuidados de saúde e documentos legais corretos. Essas desigualdades sociais precisam ser enfrentadas e superadas.
O Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina – 12ª Região (CRP-12), por meio da Comissão de Gênero e Sexualidade – CGS, atua para que a Psicologia seja mais inclusiva dando ferramentas para que as psicólogas(os) compreendam todas as subjetividades e temáticas das questões de gênero e sexualidade. Que sejamos a mudança que queremos ver no mundo, promovendo a igualdade, o respeito e a aceitação.
Convocamos todas as profissionais para lutar contra a violência e preconceito!