CRP-12 no 9º Congresso Brasileiro de Saúde Mental, em Belém
O Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina — 12ª Região (CRP-12) participou do 9º Congresso Brasileiro de Saúde Mental, realizado pela Associação Brasileira de Saúde Mental (ABRASME), entre os dias 15 e 17 de novembro, em Belém, no Pará. Santa Catarina foi representada por Pâmela Lunardelli Trindade (CRP-12/15712), psicóloga assistente-técnica do CRP-12 que atua no CREPOP/SC.
Com o tema “Potências do Bem Viver: ancestralidade, diversidade e sustentabilidade”, o evento abordou os desafios contemporâneos do campo da saúde mental, ampliando a noção de bem-estar para além da ausência de sintomas, ao considerar práticas de cuidado baseadas na ancestralidade e na sustentabilidade. O congresso também destacou a importância dos saberes e práticas tradicionais, reforçando o potencial de uma ciência que transcenda a lógica biomédica. Na ocasião, foi realizado também o I Simpósio sobre Economia Solidária e Saúde Mental, que discutiu alternativas inclusivas e sustentáveis para os desafios econômicos e sociais na área da saúde mental.
Programação diversa e destaque para a economia solidária
A programação contou com mesas-redondas, oficinas, minicursos, lançamentos de livros e outras atividades que fomentaram debates fundamentais para a área. A abertura teve como destaque a conferência “Potências do Bem Viver”, ministrada por Majé Cintia Guajajara e Majé Nadia Pitaguary, líderes
indígenas que trouxeram reflexões sobre ancestralidade e diversidade.
Lançamento da Referência Técnica para o atendimento às mulheres em situação de violência
Durante o congresso, foi lançada a Referência Técnica (RT) para a atuação de psicólogas(os) no atendimento às mulheres em situação de violência. Este documento oferece diretrizes éticas e técnicas que fortalecem a prática profissional e garantem um suporte de qualidade a mulheres em situação de vulnerabilidade. A publicação, foi desenvolvida com a participação reflexiva e crítica da categoria, valorizando o trabalho interdisciplinar e os princípios éticos da Psicologia.
Leia a RT aqui:
Levantamento Nacional
Além disso, as participantes tiveram acesso aos materiais do levantamento nacional sobre situação do cuidado em liberdade na saúde mental pública, pesquisa com objetivo de mobilizar as psicólogas de todo o país para fazer um amplo diagnóstico nas cinco regiões brasileiras, favorecendo a elaboração de um mapa para ações futuras nesse campo.
O levantamento aborda a temática a partir de dois eixos centrais: principais desafios para efetivação do cuidado em liberdade identificados pela psicóloga que atua na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e na rede intersetorial; e sugestões de estratégias para contribuir com a luta antimanicomial na atualidade.
Assista ao Congresso
Para quem não pode ir e deseja acompanhar os debates realizados no congresso, a programação está disponível no canal da Assembleia Legislativa do Pará no YouTube:
https://www.youtube.com/watch?v=L2-eVZYhToY&t=3130s