CRP-12 participa de congresso nacional sobre maconha e psicodélicos
O Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina — 12ª Região (CRP-12) participou do Congresso Brasileiro de Psicologia, Maconha e Psicodélicos, nos dias 17 e 19 de outubro, em Brasília. O evento foi transmitido pelo YouTube e está disponível no canal do Conselho Federal de Psicologia (CFP), organizador do evento.
A iniciativa, contou com a parceria da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e teve como objetivo, fomentar o diálogo sobre as questões éticas, técnicas e científicas envolvidas no uso de maconha e psicodélicos, com ênfase nas práticas psicoterapêuticas.
Na programação, mesas e fóruns temáticos sobre os temas: “Marcos legais e políticas públicas”, “Psicoterapias e outras clínicas: dimensão ético-política/psicodélicos”, “Psicoterapias e outras clínicas: dimensão ético-política/cannabis”, “Cultura, povos tradicionais e reparação social”, entre outros assuntos.
O Congresso também deu visibilidade às práticas e saberes de povos tradicionais, com a participação de lideranças indígenas e especialistas em direitos humanos, promovendo um debate sobre a reparação social e o reconhecimento desses saberes como parte integral da atuação psicoterapêutica.
Do CRP-12, participaram a conselheira-presidente Yara Maria Moreira de Faria Hornke (CRP-12/08685) e Gustavo André dos Santos (CRP-12/16627), colaborador do Grupo de Trabalho (GT) sobre a Cannabis Terapêutica e Psicodélicos do CRP-12. “Foi muito potente, ótimo participar. Ouvimos sobre o uso de maconha, psicodélicos, a ética, os saberes e os caminhos para a atuação. Também foi bom ouvir a parte sobre Ayahuasca trazido pelos representantes indígenas, o processo de autoconhecimento dos povos, de como é diverso do nosso, ocidental, colonial, portanto essa troca foi positiva”, destacou Yara.