CRP-12 participa do Encontro Nacional da COEs e COFs

CRP-12 participa do Encontro Nacional da COEs e COFs

O Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-12) marcou presença no Encontro Nacional da Comissão de Ética (COE) e da Comissão de Orientação e Fiscalização (COF), promovido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), em Brasília, nos dias 28 e 29 de novembro. Na apresentação, foram ressaltadas a importância de investimento dos regionais nas ações precípuas do Sistema Conselhos, que é orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício da profissão de psicóloga.

 

De Santa Catarina, participaram as integrantes da COE, as psicólogas assistentes-técnicas, Flavia Elisa Haut (CRP-12/02141) e Letícia Regina Paganini (CRP-12/10766) e a equipe da COF, Gisele Cristine Meneghelli (CRP-12/19111), Zenóbio Cosme Gonçalves Ferreira (CRP 12/23682) e as conselheiras que atuam na COF e COE, Patrícia Brígida Estevão (CRP-12/03442) e Patrícia Backes (CRP-12/02833). “O Encontro foi uma oportunidade valiosa para compartilhar práticas e ampliar conhecimentos. Isso porque, no movimento de se encontrar, há a possibilidade de observar mais de perto o fazer do outro, descobrir novas formas de atuação e refletir sobre as próprias ações”, destacou Zenóbio.

 

Segundo ele, o formato das atividades, com palestras expositivas conduzidas por especialistas seguidas de momentos de diálogo e discussão, promoveu um rico compartilhamento democrático de ideias e experiências. “Houve uma diversidade na composição das participantes, majoritariamente psicólogas, fiscais e conselheiras, cuja presença contribuiu para debates mais representativos e para uma ampla troca de perspectivas”, pontuou.

 

Além de SC, o evento reuniu representantes de Conselhos Regionais de Psicologia de todo o Brasil. A programação do encontro foi construída a partir das discussões realizadas nos encontros regionais promovidos ao longo do ano. “A presença de representantes de todos os Conselhos Regionais do Brasil reforçou ainda mais a pluralidade e a inclusão, valorizando as diferenças regionais e respeitando as particularidades territoriais. Essa abordagem não apenas fortalece o Sistema Conselhos, mas também consolida a Psicologia como ciência e profissão no Brasil, integrando suas diversas realidades em um projeto coletivo de avanço e transformação social”, pontuou Zenóbio.

 

Simulações e novos formatos de trabalho

 

Durante o evento, foram abordadas práticas, orientações e estratégias para fortalecer as ações das Comissões de Ética e de Orientação e Fiscalização no Sistema Conselhos, com destaque para atividades práticas, como a performance de julgamento. Na avaliação da psicóloga assistente-técnica da COE, Flávia Haut, esteve em pauta atualização do Código de Processamento Disciplinar, no qual foram incluídos os dispositivos da Resolução CFP n.º 10/2023, que versam sobre a realização de atos processuais, mediações, audiências e julgamentos por videoconferência, com o uso de tecnologias digitais em informação e comunicação no âmbito do Sistema Conselhos de Psicologia. Outra pauta importante foi a apresentação da Minuta de Resolução sobre Solução Consensual de Conflitos e Restaurativos apresentada pela Comissão de Solução Consensual de Conflitos, instalada a partir da APAF de dezembro de 2023.

 

Ela conta que na ocasião, houve a simulação de uma plenária de julgamento de processo ético. “Foi importante para observar a atuação dos regionais e debater sobre as situações que podem ocorrer neste tipo de sessão e, depois, padronizar os fluxos de procedimentos que compõem esse tipo de Plenária”, disse.

 

De acordo com Flávia, neste ano, o CFP inovou no formato da reunião, realizando encontros prévios regionalizados ao longo do período, com a possibilidade de reunir grupos menores, o que beneficiou muito a participação de todos no levantamento das principais questões por região. “Este Encontro Nacional já é um compilado dos assuntos debatidos com nos encontros regionais. Esperamos que este formato permaneça, ao priorizar a atenção às peculiaridades de cada regional, auxilia na superação das dificuldades e traz mais padronização ao Sistema Conselhos de Psicologia”, conclui.

 

 

Compartilhe!
wpChatIcon
Pular para o conteúdo