CRP-12 presente na Sessão Solene que homenageia o Dia da Psicologia

CRP-12 presente na Sessão Solene que homenageia o Dia da Psicologia

A Câmara dos Deputados promoveu no dia 27 de agosto, Dia da Psicologia brasileira, uma Sessão Solene para homenagear a categoria e os 50 anos de funcionamento dos Conselhos Regionais de Psicologia. O evento foi realizado no Plenário Ulysses Guimarães, com transmissão ao vivo pela TV Câmara e pelo canal do YouTube do Conselho Federal de Psicologia.

 

O objetivo da solenidade foi ressaltar as contribuições do Sistema Conselhos de Psicologia à sociedade, demarcando o seu compromisso com a promoção e defesa do projeto ético e político da profissão, considerando sua diversidade, multiplicidade de áreas e fazeres distintos do exercício da Psicologia.

 

A Sessão reuniu psicólogas e representantes dos Conselhos Regionais de todo o país, parlamentares, representantes de entidades da Psicologia, docentes e estudantes de graduação. De Santa Catarina, a conselheira-secretária Patricia Brígida Estevão (CRP-12/03442) representou o Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina — 12ª Região (CRP-12). 

 

Segundo ela, a organização do evento foi muito bem pensada para enaltecer a importância da Psicologia na vida das pessoas. “Me senti muito orgulhosa representando o CRP-12”, pontuou.

 

Patrícia afirma que durante a sessão foi destacada a responsabilidade da profissão, o que ela representa e como impacta a sociedade brasileira. “Pensar em uma Psicologia diversa, inclusiva, ética, enfim, lutar por uma profissão que considera os preceitos de defesa de direitos humanos”, argumentou.

 

A sessão solene foi requerida pela psicóloga e deputada federal Erika Kokay (PT-DF) e a programação incluiu intervenções culturais como da embaixadora do Fundo das Nações Unidas para a Infância no Brasil — (UNICEF), a cantora e compositora Daniela Mercury. Ela cantou o Hino Nacional para os presentes e discursou, destacando o protagonismo do Conselho Federal ao publicar a Resolução n.º 01/99, que proíbe a prática de terapias de reversão sexual, que serviu de referência para a ONU e outros países no combate a discriminação.

 

Fotos: Mario Agra / Câmara dos Deputados.

Com informações do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

Compartilhe!
wpChatIcon
Pular para o conteúdo