CRP-12 promoverá evento sobre Psicologia Antirracista em Joinville
O XI Plenário do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina — 12ª Região (CRP-12), por meio da Comissão Gestora Norte (CGN), convida a categoria para participar do evento “Psicologia Antirracista e as Relações de Trabalho”, no dia 01 de novembro, das 08:30 às 17h, na Associação Catarinense de Ensino — Faculdade Guilherme Guimbala (ACE-FGG), em Joinville. As palestras serão gravadas e disponibilizadas no canal do YouTube do CRP-12.
As inscrições podem ser feitas neste link: https://www.sympla.com.br/evento/psicologia-antirracista-e-as-relacoes-de-trabalho/2636018
O objetivo do encontro é aprofundar reflexões sobre a contribuição da Psicologia antirracista para relações de trabalho livres de preconceito, opressão e exclusão; compreender as implicações cotidianas do racismo estrutural; refletir sobre as possibilidades da psicologia antirracista em contextos de trabalho públicos e privados e analisar situações existentes em contextos de trabalho a partir da psicologia antirracista.
A programação contará com palestras sobre Racismo Estrutural; o papel da Psicologia Antirracista nas relações de trabalho em empresas privadas, o antirracismo nos setores públicos e oficinas para aprofundar a prática da Psicologia Antirracista.
O evento contará com a participação de:
Eduardo de Oliveira Garcia — Assistente Social na Prefeitura de Araquari. Graduado na Faculdade de Serviço Social UERJ (2012). Pós-graduado em Sociologia Urbana no IFCH/UERJ (2016). Pós-graduado em Gestão de Políticas Públicas no IFSC. Conselheiro pleno do CRESS/SC. Tem experiência acadêmica na área de Serviço Social, com ênfase em Fundamentos do Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, família, cidade, direito, esfera pública e política, serviço social e desigualdade, campos onde desenvolve pesquisas.
Juliana Kunz Silveira — Professora de Psicologia e supervisora de Estágio em Psicologia Organizacional e Processos de Gestão na Associação Catarinense de Ensino — Faculdade Guilherme Guimbala (ACE-FGG) e Professora do Curso de Psicologia no Instituto Superior e Centro Educacional Luterano Bom Jesus. Graduação em Psicologia pela ACE-FGG. Pós-graduada em Avaliação Psicológica pela ACE-FGG. Mestre em Patrimônio Cultural e Sociedade (UNIVILLE), com formação em Orientação Profissional e Carreira (Instituto do Ser). Tem experiência na área de Psicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Orientação Profissional e de Carreira, Psicologia Organizacional e do Trabalho e Avaliação Psicológica.
Orlando Afonso Camutue Gunlanda — Coordenador do Curso de Especialização em Psicologia Social: práticas institucionais e comunitárias na Associação Catarinense de Ensino — Faculdade Guilherme Guimbala (ACE-FGG). Docente no curso de Psicologia e Fisioterapia na Psicólogo na ACE-FGG. Graduado em Psicologia pela ACE-FGG. Fez Especialização e Graduação em Teologia pela Faculdade Refidim (Joinville/SC).Tem mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina e é doutorando em Psicologia no Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGP/UFSC). Também integra o Núcleo de Pesquisa em Práticas Sociais, Estética e Política (NUPRA/UFSC) e o Laboratório de Psicologia Social Comunitária da ACE-FGG. Estuda as relações entre cidade, memórias e questões étnico-raciais.