CRP-12 realiza reunião sobre consulta pública para futura Referência Técnica sobre Povos Quilombolas
No último dia 02 de outubro, o Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina — 12ª Região (CRP-12), por meio do Centro de Referências Técnicas em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), realizou a consulta pública da futura publicação do Conselho Federal de Psicologia (CFP): “Referências Técnicas (RT) para Atuação de Psicólogas(os) Junto aos Povos Quilombolas”
A consulta foi realizada em todos os Conselhos Regionais de Psicologia. Em Santa Catarina, o CRP-12 realizou o encontro presencialmente no Centro de Filosofia e Ciências Humanas, da Universidade Federal de Santa Catarina (CFH/UFSC), em Florianópolis.
A reunião foi coordenada pela conselheira e coordenadora do CREPOP, Paula Helena Lopes (CRP-12/13135) e contou com a participação da conselheira, Renata Cristiane Araújo de Lima Pierre Louis (CRP 12/14482), as psicólogas assistentes-técnicas, Pâmela Lunardelli Trindade (CRP-12/15712), Zenóbio Cosme Gonçalves (CRP-12/23682), Daniela Furlan (CRP-12/12831), e a psicóloga pesquisadora do CREPOP/SC, Sandra Mara da Silva Monteiro (CRP-12/ 01786), estudantes de Psicologia e demais profissionais interessados no tema.
O psicólogo assistente-técnico da Comissão de Orientação e Fiscalização do CRP-12, Zenóbio, definiu o encontro como enriquecedor “a Referência Técnica, é muito teórica, ela faz uma revisão de literatura, mas não muitas pesquisas de campo. Durante o encontro, nós conseguimos ouvir as pessoas que estão na ponta, principalmente quando é uma demanda de povo tradicional, como nesse caso que eram dos povos quilombolas, dessa forma podemos atender as demandas com maior propriedade”
Etapas de construção da RT
O encontro é uma das etapas de construção das Referências Técnicas, que começa com a realização das pesquisas qualitativas e quantitativas em cada território, e conta paralelamente com a colaboração de uma comissão de especialistas para a elaboração do texto com uma visão geral do cenário em questão e com os levantamos de marcos legais e referenciais teóricos sobre o assunto. Depois, com a inclusão dos dados analisados, o texto provisório é disponibilizado para a realização das consultas públicas, para que profissionais da área, usuários, instituições, coletivos e movimentos sociais possam fazer suas contribuições, sugerir alterações.
Quem não pode participar ainda pode preencher o formulário disponibilizado pelo CFP para fazer as suas contribuições, a consulta pública ficará disponível até 21 de outubro de 2024. Acesse o portal do CFP e confira mais informações: https://crepop.cfp.org.br/
Confira as Referências Técnicas já lançadas.