Envolver Mulheres promove debate sobre a pluralidade das psicólogas em Concórdia

Envolver Mulheres promove debate sobre a pluralidade das psicólogas em Concórdia

O Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina — 12ª Região (CRP-12) realizou, no último dia 12 de março de 2025, mais uma edição do Projeto Envolver, iniciativa que busca fomentar o diálogo e a troca de experiências entre profissionais da Psicologia catarinense levando em consideração as suas particularidades e desafios regionais. O encontro ocorreu no Centro Cultural de Concórdia e contou com a mediação das psicólogas Rozana Orsolin (CRP-12/02778), articuladora do projeto no município, e Amanda Bicca (CRP-12/06278), colaboradora do CRP-12 na região Oeste.

 

Com o tema “Mulheres Psicólogas e suas Pluralidades”, o evento teve como mote o 8 de março e o movimento “Sonia Livre”. A programação contou com um debate, que reuniu psicólogas com distintas formações, em diferentes décadas, que compartilharam suas experiências sobre as mudanças na profissão, os desafios enfrentados ao longo dos anos e as transformações sociais que impactaram a atuação das mulheres na Psicologia. 

 

Participaram do painel as psicólogas: Marise Pereira Cezarino Ragnini (CRP-12/00104), graduada em 1980, com atuação na Psicologia Clínica, na Polícia Civil de Santa Catarina e em projetos sociais e empresariais; Dóris Marcon (CRP-12/02686), formada em 1999, atuante na área da educação e com experiência em saúde mental, Psicologia do Trânsito e consultoria empresarial e Andressa Lino Grebin (CRP-12/08470), psicóloga desde 2009, especialista em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica e Neuropsicologia, com atuação clínica.

 

Durante o debate, as participantes discutiram temas como a motivação para ingressar na Psicologia, as diferenças na formação profissional ao longo dos anos, a distribuição de gênero nas turmas de Psicologia e as desigualdades salariais entre homens e mulheres na profissão. O grupo também refletiu sobre a presença (ou a ausência) de estudos de gênero na formação acadêmica e os desafios de acolher mulheres em situação de violência.

 

Outro ponto abordado foi a evolução da atuação profissional frente às desigualdades de gênero e às mudanças legislativas, como a Lei Maria da Penha. As psicólogas compartilharam suas experiências e sobre como incorporam essas questões na prática profissional, além da necessidade de um olhar atento para as violências estruturais enfrentadas pelas mulheres. “Ao final do encontro, avaliamos positivamente a iniciativa, apesar do número reduzido de participantes. As reflexões compartilhadas reforçaram a importância desses espaços de debate e troca de experiências entre profissionais da Psicologia”, destacou a articuladora Rozana.

 

Como encaminhamento, definiu-se que o próximo encontro do Projeto Envolver abordará o tema “Inteligência Artificial e Psicologia”, discutindo desde suas aplicações clínicas até os desafios éticos envolvidos no uso dessas tecnologias.

 

 

 

Compartilhe!
wpChatIcon
Pular para o conteúdo