Venha participar do Envolver!
O XI Plenário do Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina construiu o seu Planejamento Estratégico (2022–2025) a partir de diretrizes que apostam em uma gestão democrática e participativa da categoria profissional.
Entre os objetivos traçados pela gestão, está a proposta em construir um projeto político de aproximação, participação e colaboração da categoria profissional, chamado Envolver — Dialogando e construindo elos.
O Projeto Envolver visa mobilizar as psicólogas do Estado nos debates e compartilhamentos políticos e técnicos sobre o exercício profissional, abrindo diálogos acerca das demandas de diferentes áreas de atuação da Psicologia que subsidiem possibilidades de ações e enfrentamentos nos diversos territórios do Estado de Santa Catarina.
Quais os objetivos do Envolver?
- constituir elos com a categoria profissional em diferentes regiões do Estado de Santa Catarina.
- reunir a categoria profissional presencialmente para compartilhar, debater e agir sobre as demandas que envolvem as diferentes regiões.
Quem é o público-alvo?
A ação destina-se prioritariamente para psicólogas(os) inscritas(os) no CRP-12, porém, pode-se ampliar a participação de estudantes de psicologia e pessoas interessadas no projeto político da profissão de psicóloga no Estado.
Como será organizado?
Para garantir o envolvimento entre as pessoas presentes nas diversas regiões do Estado, o projeto irá adotar a metodologia de rodas de conversas em diversos polos regionais com a categoria profissional, estudantes e demais pessoas interessadas, mediante inscrição e encontros com as articuladoras regionais para alinhamento dos assuntos e direcionamento da gestão.
Polos de articulação
O Projeto Envolver se concretiza nos polos de articulação da profissão. Estes, consistem em locais estratégicos (concentração de psicólogas, grupos de psicólogas auto-organizadas, recebimento de demandas, enfrentamentos ético-políticos no território, etc.).
Os polos de articulação são:
- Blumenau
- Chapecó
- Concórdia
- Criciúma
- Florianópolis
- Guaramirim
- Itajaí
- Joinville
- Lages
- Rio do Sul
- São Miguel do Oeste
- Tubarão
Programação:
A programação proposta para os encontro regionais será de:
1) acolhimento e apresentação;
2) apresentação das pautas e memória do encontro anterior;
3) troca de experiências relacionadas às pautas;
4) organização da agenda e escolha do próximo tema;
5) avaliação e encerramento.
Cronograma de encontros
Em breve, a programação de encontros nos polos entre 5 a 15 de março de 2025.
Como posso participar?
Você pode participar sendo uma psicóloga participante ou mesmo, uma psicóloga articuladora:
- Psicóloga participante
Toda psicóloga inscrita no CRP-12, e com desejo de participar dos grupos de participação política. A atribuição da psicóloga participante, para além de participação, é a de problematização das ações do CRP-12, fazendo sugestões e socializando as discussões realizadas junto aos seus pares.
- Psicóloga articuladora
Para ser uma articuladora do CRP-12, a psicóloga precisa estar inscrita, ter representatividade na região, estar ligada à gestão do CRP-12, podendo ser conselheira ou não, com idoneidade ética e profissional.
Esta psicóloga, participará de qualificação, a fim de executar o projeto de articulação. A atribuição da psicóloga articuladora é a de mobilizar, organizar e coordenar grupos de psicólogas em seu polo e servir de elo entre o CRP e sua região.
As psicólogas articuladoras serão nomeadas em Plenária e terão portaria específica para desempenhar a função de articulação. Além disso, deve ter disponibilidade para participar das reuniões trimestrais na sede do CRP-12 para alinhamento ético-político.
Gostou? Quer se envolver?
Entre em contato com: projetos@crpsc.org.br