Workshop em São Miguel do Oeste aborda estratégias da Psicologia no combate à violência contra mulheres

Workshop em São Miguel do Oeste aborda estratégias da Psicologia no combate à violência contra mulheres

No dia 31 de outubro, o XI Plenário do Conselho Regional de Psicologia — 12ª Região (CRP-12), por meio da Comissão Mulheres e Psicologia, promoveu o workshop “Diálogos sobre Violências Invisibilizadas”, em parceria com a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). O evento foi realizado no auditório do campus e reuniu psicólogas e estudantes de Psicologia para debater formas de apoio e cuidado a mulheres que enfrentam violências, especialmente aquelas que deixam marcas invisíveis.

 

Com uma participação expressiva, o encontro discutiu a atuação da psicologia diante da violência de gênero e abordou temas como a aplicação da Resolução n.º 8, de 07 de julho de 2020, que regula as práticas profissionais de psicólogas nesse contexto. Além disso, o evento trouxe reflexões importantes para os profissionais da área, evidenciando a necessidade de um olhar atento para violências que muitas vezes são invisibilizadas na sociedade. “É muito importante para a categoria debater sobre violências invisibilizadas, pois, como o próprio nome diz, muitas vezes, estas violências não são comentadas. Precisamos, enquanto psicólogas e psicólogos estar atentas e atentos a estas temáticas contemporâneas,

pois elas atravessam todos os segmentos de nossa atuação”, destacou a colaboradora da Comissão, Eloisa Bido (CRP-12/19687).

 

O workshop também deu continuidade ao trabalho da Comissão Mulheres, que em março deste ano, já havia realizado atividades em prol da defesa dos direitos das mulheres, focando, na ocasião, na campanha “Pela Vida de Todas as Mulheres.” 

 

“A iniciativa reforça o compromisso do CRP-12 em criar espaços de debate e atualização sobre temas sociais urgentes, como a violência de gênero, e oferecer ferramentas para que os profissionais da Psicologia estejam preparados para atuar de forma ética e eficiente”, defende a conselheira da Comissão, a psicóloga Joseane Nazário (CRP-12/07882).

Compartilhe!
wpChatIcon
Pular para o conteúdo