Consulta pública sobre contribuição da Psicologia ao SUAS mobiliza categoria em SC
Consulta pública sobre contribuição da Psicologia ao SUAS mobiliza categoria em SC
O Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-12) promoveu, no último dia 14 de março de 2025, uma reunião presencial para debater a consulta pública sobre o documento “Como as psicólogas e os psicólogos podem contribuir para avançar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) — Informações para gestoras e gestores.”
Participaram a psicologa assistente técnica do CREPOP/SC, Pâmela Lunardelli Trindade (CRP-12/15712), a coordenadora técnica do CRP-12, Sara Evaristo de Lima Melo (CRP-12/ 16485), as conselheiras do CRP-12, Cleidi Mara dos Santos (CRP-12/09938) e Paula Helena Lopes (CRP-12/13135) e outras trabalhadoras interessadas no tema.
O encontro reuniu psicólogas atuantes no SUAS, que tiveram a oportunidade de contribuir com suas experiências e percepções sobre os desafios e potencialidades da atuação profissional na Assistência Social. Conforme o Censo do SUAS de 2019, aproximadamente 24,8 mil psicólogas atuam nessa política pública em todo o Brasil.
A iniciativa fez parte do processo coordenado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), por meio do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), para acolher sugestões da categoria profissional, estudantes e pesquisadoras da área, fortalecendo a construção dialógica e democrática de orientações técnicas.
Ação em Chapecó fortalece mobilização regional
Além do evento na capital, a consulta também mobilizou psicólogas em outras regiões do estado. No dia 20 de março de 2025, o núcleo da Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso) em Chapecó, realizou uma atividade coletiva voltada à contribuição ao documento. O encontro contou com a participação de psicólogas da região que atuam no SUAS em diferentes níveis de complexidade e em diversas cidades.
“Foi um momento de acolhida do núcleo para com as trabalhadoras
, que trouxeram questões relacionadas a assédio, abandono da política pública do SUAS no período de transição dos governos, entre outras discussões pertinentes. Agradecemos a chamada do CRP-12, pois tivemos a oportunidade de abrir um espaço coletivo necessário e importante”, destacou a psicóloga Maria Carolina da Silveira Moesch (CRP-12/ 05164), colaboradora do CRP-12 na região.
Participação on-line amplia alcance da consulta
Para aquelas que não puderam comparecer presencialmente, foi disponibilizada a possibilidade de participação virtual. A consulta pública permitiu que as psicólogas acessassem a versão preliminar do documento e enviassem suas contribuições por meio de um formulário on-line, considerando cada eixo temático que estrutura a referência técnica. O prazo para colaboração encerrou-se no dia 31 de março e as sugestões foram encaminhadas à comissão de especialistas responsável pela elaboração da versão final do documento.