Consulta pública sobre contribuição da Psicologia ao SUAS mobiliza categoria em SC

Consulta pública sobre contribuição da Psicologia ao SUAS mobiliza categoria em SC

Consulta pública sobre contribuição da Psicologia ao SUAS mobiliza categoria em SC

 

O Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina (CRP-12) promoveu, no último dia 14 de março de 2025, uma reunião presencial para debater a consulta pública sobre o documento “Como as psicólogas e os psicólogos podem contribuir para avançar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) — Informações para gestoras e gestores.”

 

Participaram a psicologa assistente técnica do CREPOP/SC, Pâmela Lunardelli Trindade (CRP-12/15712), a coordenadora técnica do CRP-12, Sara Evaristo de Lima Melo (CRP-12/ 16485), as conselheiras do CRP-12, Cleidi Mara dos Santos (CRP-12/09938) e Paula Helena Lopes (CRP-12/13135) e outras trabalhadoras interessadas no tema.

 

O encontro reuniu psicólogas atuantes no SUAS, que tiveram a oportunidade de contribuir com suas experiências e percepções sobre os desafios e potencialidades da atuação profissional na Assistência Social. Conforme o Censo do SUAS de 2019, aproximadamente 24,8 mil psicólogas atuam nessa política pública em todo o Brasil.

 

A iniciativa fez parte do processo coordenado pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP), por meio do Centro de Referência Técnica em Psicologia e Políticas Públicas (CREPOP), para acolher sugestões da categoria profissional, estudantes e pesquisadoras da área, fortalecendo a construção dialógica e democrática de orientações técnicas.

 

Ação em Chapecó fortalece mobilização regional

 

Além do evento na capital, a consulta também mobilizou psicólogas em outras regiões do estado. No dia 20 de março de 2025, o núcleo da Associação Brasileira de Psicologia Social (Abrapso) em Chapecó, realizou uma atividade coletiva voltada à contribuição ao documento. O encontro contou com a participação de psicólogas da região que atuam no SUAS em diferentes níveis de complexidade e em diversas cidades.

“Foi um momento de acolhida do núcleo para com as trabalhadoras

, que trouxeram questões relacionadas a assédio, abandono da política pública do SUAS no período de transição dos governos, entre outras discussões pertinentes. Agradecemos a chamada do CRP-12, pois tivemos a oportunidade de abrir um espaço coletivo necessário e importante”, destacou a psicóloga Maria Carolina da Silveira Moesch (CRP-12/ 05164), colaboradora do CRP-12 na região.

 

Participação on-line amplia alcance da consulta

 

Para aquelas que não puderam comparecer presencialmente, foi disponibilizada a possibilidade de participação virtual. A consulta pública permitiu que as psicólogas acessassem a versão preliminar do documento e enviassem suas contribuições por meio de um formulário on-line, considerando cada eixo temático que estrutura a referência técnica. O prazo para colaboração encerrou-se no dia 31 de março e as sugestões foram encaminhadas à comissão de especialistas responsável pela elaboração da versão final do documento.

 

 

 

Compartilhe!
wpChatIcon
Pular para o conteúdo