O campo de atuação da(o) psicóloga(o) é extenso, possuindo áreas já consolidadas e outras emergentes, onde a categoria tem se inserido e construído modos específicos de atuação. Além disso, práticas inovadoras também surgem neste processo, a partir do encontro do saber-fazer da psicologia com as demandas da população.
Dentro de cada área listada abaixo é possível encontrar pontos de encontro entre elas, bem como subáreas temáticas, diferentes locais de atuação, sendo múltiplos também os processos de trabalho desenvolvidos.
Psicologia e Assistência Social
Psicologia e Formação Acadêmico-Profissional
Psicologia e Ações Afirmativas
Psicologia, Pesquisa e Produção de Conhecimento
Psicologia e Clínica
Psicologia e Meio Ambiente
Psicologia e Cultura
Psicologia e Mídia
Psicologia e Deficiência
Psicologia e Mobilidade Urbana
Psicologia e Direitos Humanos
Psicologia e Justiça
Psicologia e Educação
Psicologia e Saúde/Saúde Mental
Psicologia e Emergência e Desastres
Psicologia e Segurança Pública
Psicologia e Esporte
Psicologia Social e Comunidade
Psicologia e Relações Étnico-Raciais
Psicologia e Mundo do Trabalho
Psicologia, Gênero e Sexualidades
Psicologia e Trânsito
Psicologia e Habitação
Psicologia e Organizações
Psicologia e Questões LGBT
Psicologia e Questões da Terra
Cada área de atuação contempla sua especificidade, devendo a(o) profissional orientar sua prática de acordo com o Código de Ética Profissional da(o) Psicóloga(o) (CFP, 2005). Neste sentido, deve assumir responsabilidades somente por atividades para as quais esteja capacitada(o) pessoal, teórica e tecnicamente, não coadunando com práticas que desconsiderem os princípios e responsabilidades presentes no mesmo Código.
Com relação às especialidades da psicologia, a Resolução CFP nº 13/2007 Institui a Consolidação das Resoluções relativas ao Título Profissional de Especialista em Psicologia e dispõe sobre normas e procedimentos para seu registro. As áreas descritas são:
Psicologia Escolar/Educacional
Psicologia Organizacional e do Trabalho
Psicologia de Trânsito
Psicologia Jurídica
Psicologia do Esporte
Psicologia Clínica
Psicologia Hospitalar
Psicologia Social
Psicologia em Saúde
Psicopedagogia
Psicomotricidade
Neuropsicologia
Avaliação Psicológica
CONSELHO FEDERAL DE PSICOLOGIA. Resolução nº 010, agosto de 2005. Código de Ética Profissional do Psicólogo. Brasília: CFP, 2005. Acesso em: 02/08/2016. Disponível em:<http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2012/07/codigo_etica.pdf>.
_________. Resolução nº 03, 05 de fevereiro de 2016. Altera a Resolução CFP nº 013/2007 que institui a Consolidação das Resoluções relativas ao Título Profissional de Especialista em Psicologia e dispõe sobre normas e procedimentos para seu registro. Brasília: CFP, 2016. Acesso em: 02/08/2016. Disponível em:<http://site.cfp.org.br/wp-content/uploads/2016/04/Resolu%C3%A7%C3%A3o-003-2016.pdf>.