Veja como foi o “Envolver Mulheres” em Chapecó
Na noite da última quarta-feira, dia 12 de março de 2025, o Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina — 12ª Região (CRP-12) realizou o terceiro encontro do Projeto Envolver na Subsede Oeste, no Ed. Lázio Executivo, em Chapecó (SC).
Ao todo, participaram 62 profissionais e estudantes de Psicologia que compartilharam reflexões sobre a temática: “Mulheres psicólogas e suas pluralidades”, fazendo alusão ao movimento 8M e ao Mote da campanha “Sonia Livre”. As profissionais que contribuíram com este Encontro foram: as psicólogas Márcia Luiza Pit Dal Magro (CRP-12/05353), Paula Ferreira (CRP-12/25187) e Giana Prevedello Otto (CRP-12/10475). O diálogo foi mediado pela Psicóloga Eloisa Bido (CRP-12/19687), que faz parte da Comissão Mulheres e Psicologia do CRP-12.
O encontro contou ainda com a conselheira, Irme Salete Bonamigo (CRP-12/00531) e com a colaboradora do CRP-12, Maria Carolina Silveira Moesch (CRP 12/05164) e também. As psicólogas Patrícia Costa de Andrade (CRP 12/18907) e Daniela Fernanda Schott (CRP 12/10269) foram as articuladoras da proposta e auxiliaram na organização desta atividade.
No primeiro momento, realizou-se, a apresentação sobre o Projeto Envolver e na sequência, as psicólogas convidadas dialogaram sobre a temática escolhida para este Encontro e oportunizaram espaço para as profissionais e estudantes compartilharem suas percepções, demandas e reflexões acerca das questões que perpassam o fazer profissional da Psicologia, como ciência e profissão no oeste catarinense, no que se refere aos desafios e possibilidades da profissão, sobre a atuação em diferentes áreas da Psicologia (como exemplos o contexto da Clínica, Organizacional e do Trabalho, e Políticas Públicas) e como essa atuação profissional tem sido atravessada por situações de violências de gênero, direitos das mulheres, remuneração e valorização profissional, entre outras temáticas.
Foram apresentadas informações sobre marcadores sociais, na perspectiva da interseccionalidade, sobre o perfil da profissional psicóloga, atualmente, no nosso país, como também foi plausível lançar mão da literatura, da música e da poesia, como recursos que potencializaram as reflexões sobre o tema proposto.
As articuladoras, Patrícia e Daniela, ressaltaram “foi um encontro potente, com afeto e com a possibilidade de dialogar e compartilhar reflexões e apontamentos acerca da temática, além de se referir a um espaço de acolhimento, escuta e como estratégia coletiva de cuidado às mulheres psicólogas. E, não menos importante, se pontuou sobre a relação da categoria profissional com o CRP 12, em um movimento de reciprocidade, na intenção de qualificar o fazer profissional na região Oeste de Santa Catarina”.
O evento foi avaliado de maneira significativa, pelas profissionais e estudantes, que também sugerirem possibilidades de temáticas para o próximo encontro, que está previsto para ocorrer no mês de junho deste ano.